Planeta Global

Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017

BRASIL NAS NAÇÕES UNIDAS

Antônio Guterres Antônio Guterres

NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL

Chefe da ONU no Brasil (16/06/2011) Chefe da ONU no Brasil (16/06/2011)

Em 13 de fevereiro de 1946, a Assembléia Geral da ONU decidiu formalmente que fossem estabelecidos escritórios para que os povos de todo o mundo conhecessem, o mais detalhadamente possível, as atividades das Nações Unidas. O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil abriu suas portas em 1947, sendo o primeiro escritório desse tipo criado pela ONU na América Latina.

O UNIC do Rio de Janeiro oferece vários serviços ao público brasileiro, como providenciar respostas a questões gerais sobre a ONU e promover eventos para comemorar as datas internacionais estabelecidas. O UNIC Rio trabalha em estreita parceria com todos os escritórios das agências e programas da ONU com representação no País, com objetivo de divulgar ao público em geral as atividades de tais organizações.

As Nações Unidas têm representação fixa no Brasil desde 1947. A presença da ONU em cada país varia de acordo com as demandas apresentadas pelos respectivos governos. No Brasil, o Sistema das Nações Unidas está representado por agências especializadas, fundos e programas que desenvolvem suas atividades em função de seus mandatos específicos.

A maioria dos organismos da ONU no Brasil tem sede em Brasília, porém existem outros com sedes no Rio de Janeiro além de escritórios locais em Manaus, Belém, São Luís, Fortaleza, Cuiabá, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Cerca de 100 funcionários internacionais e quase 700 nacionais trabalham no Sistema ONU no Brasil.

AGÊNCIAS-FUNDOS-PROGRAMAS

A UNESCO afirmou que 2012 foi o ano com mais assassinatos de jornalistas, 119, desde que se inciaram os registros em 1997. A ONU aprovou o primeiro Plano de Ação Sobre a Segurança dos Jornalistas e a Questão da Impunidade. A iniciativa é liderada pela UNESCO, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).

International Maritime Organization (IMO) International Maritime Organization (IMO)
World Health Organization (OMS) World Health Organization (OMS)

Plano global da OMS e UNICEF eliminará Poliomielite até 2018.

World Bank (BANCO MUNDIAL) World Bank (BANCO MUNDIAL) Desenvolvimento Industrial (UNIDO) - Kandeh K. Yumkella Desenvolvimento Industrial (UNIDO) - Kandeh K. Yumkella

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou plataforma digital que permite o acesso público a dados de projetos em 177 países, com o seu compromisso de transparência total em 2013. O novo portal tem amplas informações, de receita e gastos até atividades e resultados sobre 6 mil projetos do PNUD em andamento no mundo: é parte da adesão à Iniciativa Internacional pela Transparência (IATI).

WIPO WIPO

Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), anunciou em 21/2/2013 a expansão de seu "Banco Global de Dados sobre Marcas", que agora é o maior do mundo com 11 milhões de registros. A adição de 6 coleções nacionais de marcas, incluindo a coleção do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) permitiu o crescimento de 2,2 milhões.

O atual Diretor-Geral da OMPI, Francis Gurry, descreveu o banco de dados sobre marcas como “central para os esforços da agência para criar uma estrutura de partilha de conhecimentos aberta, interconectada e inclusiva na Internet que torna fácil para qualquer um, em qualquer lugar, acessar a riqueza de informações no sistema de propriedade intelectual”.

International Organization for Migration (IOM) International Organization for Migration (IOM)

O Brasil já é um dos países apontados como fonte de vítimas de tráfico humano, ao lado da Rússia, China, Índia e Nigéria. Os novos dados constam de um relatório da Organização Internacional para as Migrações (OIM), parceira da ONU, que analisou as tendências de tráfico de pessoas em 150 pontos de operação. As mulheres são quase 70 % dos casos: exploração sexual, do trabalho e a combinação das 2 formas (como as persongens da novela Salve Jorge).

Os principais países de destino são a Federação Russa, o Haiti, o Iêmen, a Tailândia e o Cazaquistão. Embora em menor escala, em relação à Argentina, o Brasil é também tido como ponto de chegada de pessoas traficadas de países como a Bolívia e o Paraguai. Na Europa, Portugal é um dos pontos de destino ao lado da Alemanha, Itália e Espanha. Todos recebem um número significativo de migrantes do Cone Sul e particularmente dos países andinos.

Migrantes originários de Angola e Moçambique estão entre os refugiados africanos, caribenhos e asiáticos que vão para a Europa ou transitam pela América do Sul a caminho dos Estados Unidos e Canadá. A exploração é disfarçada como trabalho legal e contratual, em condições degradantes ao contrário das promessas feitas. O tráfico de trabalho é uma “característica de setores econômicos que exigem trabalho manual: agricultura, construção, doméstico, pesca e mineração.”

Commonwealth of Nations  Commonwealth of Nations
Global Commission on Drug Policy Global Commission on Drug Policy ONU HABITAT ONU HABITAT

Em 2013, pelo 5º ano, o Fundo para Juventude Urbana, do Programa ONU-Habitat, dá apoio financeiro a projetos de jovens entre 15 e 32 anos, de países em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina. Deve haver inovação sobre emprego, governança urbana, habitação e regularização fundiária. Como prêmio, selecionados receberão até 25 mil dólares.

UIT UIT Houlin Zhao (China), secretário-geral com mandato de 4 anos desde 1/1/2015 Houlin Zhao (China), secretário-geral com mandato de 4 anos desde 1/1/2015

A União Internacional de Telecomunicações quer saber o que a Internet significa para os jovens. As pessoas entre 15 e 24 anos podem inserir o seu vídeo na plataforma que preferir e depois enviar o link para UIT. As inscrições vão até 21/4/2013. No vídeo devem dizer o que Internet significa para eles e qual é a Web ideal para futuras gerações.

A 3a edição do Concurso anual Jovens Inovadores da União Internacional das Telecomunicações (UIT) está com inscrições abertas até o dia 30/6, para cidadãos entre 18 e 26 anos de todo o mundo. Ele premiará os 10 melhores trabalhos com a oportunidade de apresentar suas idéias para líderes da indústria no Telecom World 2013, em novembro em Bangkok, Tailândia; bem como ganhar financiamento entre 5 e 10 mil dólares, orientação e apoio contínuo.

 

Programa Mundial de Alimentos (PMA) e estilista norte-americano Michael Kors, firmaram uma parceria no começo de 2013, para aumentar a consciência sobre a fome no planeta.

O Programa Mundial de Alimentos (PMA), em parceria com a Organização das NU para Alimentação e Agricultura (FAO), lançou no início de abril de 2013, um novo site exclusivo site para promover a segurança alimentar e nutricional em países africanos. O instrumento aborda o programa "Purchase from Africans for Africa" ou Comprar de africanos para a África.

O Programa Mundial de Alimentos da ONU, é a maior agência humanitária do mundo, lutando contra a fome: a cada ano, o PMA alimenta em média 90 milhões de pessoas, em mais de 70 países. Em 22 de maio, acontece o Fórum Global sobre Nutrição Infantil 2013, outro evento coorganizado pelo Centro de Excelência contra a Fome do PMA, na Praia do Forte (Bahia).

UNFPA UNFPA

Neste ano, o Fundo de População da ONU (UNFPA) apóia ações de enfrentamento à violência e à discriminação no Carnaval de Salvador.

UNODC UNODC No Brasil o slogan: Liberdade não se compra. Dignidade não se vende. No Brasil o slogan: Liberdade não se compra. Dignidade não se vende.

O Escritório da ONU sobre Drogas e Crime (UNODC), com o Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, levaram ações de prevenção da nova campanha “Camisinha na Folia”, para desfiles das escolas de samba de 2013 no sambódromo do Anhembi.

Situação Mundial da Infância: 25 anos, Convenção dos Direitos da Criança Situação Mundial da Infância: 25 anos, Convenção dos Direitos da Criança

A cada ano, 3 milhões de crianças morrem no seu primeiro mês de vida, por razões evitáveis, segundo a UNICEF. Medidas podem reduzir e para divulgar ocorreu em abril de 2013 a primeira Conferência Global sobre Saúde de Recém-nascidos (Joanesburgo, África do Sul).