Planeta Global

Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017

ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS

ANISTIA INTERNACIONAL ANISTIA INTERNACIONAL

Quando foi criada, em 1961, pelo advogado inglês Peter Benenson, ela recebeu o seu nome de “Anistia”. A organização foi fundada quando ele iniciou uma campanha, para ajudar estudantes portugueses, presos por brindar à liberdade. A Anistia Internacional tem sede em Londres e é movimento mundial independente, contra violações de Direitos Humanos pelos governos. Luta pela Declaração Universal dos Direitos do Homem e os outros tratados internacionais da ONU. 

No Brasil desde 1985 e atuou em favor de presos políticos durante o regime militar. No mundo, já interveio em mais de 50 mil casos individuais, fazendo campanhas pelo fim da tortura, prisão arbitrária e pena de morte. Em 1977, a Anistia Internacional recebeu um Prêmio Nobel da Paz por "assegurar as bases sólidas em favor da liberdade e da justiça, portanto, pela paz mundial". No 30º aniversário da Declaração em 1978, recebeu a premiação maior dos Direitos Humanos.

GREENPEACE GREENPEACE
TRANSPARÊNCIA TRANSPARÊNCIA

A corrupção política compromete as esperanças de prosperidade e da estabilidade dos países pobres, prejudicando a economia global, afirma a Transparência Internacional (TI). Investiga os efeitos nocivos dessa prática, para destacar novos acordos internacionais, como a "Convenção da ONU contra a Corrupção". O abuso do poder político para ganhos privados, tira de cidadãos mais necessitados serviços públicos vitais, gerando sempre conflitos e violência.

Isso também afeta o bolso dos contribuintes e acionários em todo o mundo. Tal problema deve ser enfrentado por todas as pessoas, tanto em nível nacional quanto internacional. O relatório "Corrupção Global", revelou que 7 dos 10 países com atuais índices de corrupção política mais altos, são da América Latina. A Transparência Brasil (TB) foi fundada em abril de 2000, por um grupo que cria uma rede nacional para combater a corrupção distribuída por todas as regiões.

FUNDAÇÃO GATES FUNDAÇÃO GATES
AVAAZ AVAAZ

Um grande movimento de cidadãos sem fronteiras. Apenas nos primeiros meses de existência, a ONG internacional de ciberativismo Avaaz, já conquistou mais de um milhão de membros. A palavra Avaaz, palavra que significa voz ou canção em várias línguas asiáticas. A idéia é fazer com que cidadãos do mundo inteiro participem das campanhas globais, utilizando a internet de maneira criativa e eficaz. Usa moderna tecnologia se espalhando com a velocidade digital.

A Avaaz.org possibilita que pessoas comuns de todos os cantos do planeta entrem diretamente em contato com importantes autoridades mundiais, corporações ou meios de comunicação. Os membros da Avaaz.org que podem direcionar milhares de vozes por uma só causa, já estão se mobilizando em prol do mundo justo e pacífico, bem como da visão humana da globalização. A equipe é pequena, mas reúne integrantes em 180 países e seu site é traduzido em 12 línguas.

CONSERVAÇÃO CONSERVAÇÃO

A missão da Conservação Internacional (CI) é promover o bem-estar humano fortalecendo a sociedade no cuidado responsável e sustentável com a natureza, que é a biodiversidade global, amparada em base sólida de ciência, parcerias e experiências de campo. É uma ONG privada, sem fins lucrativos, dedicada à conservação e utilização sustentada da biodiversidade. Fundada em 1987, em poucos anos cresceu e já é uma das maiores ambientalistas do mundo.

Ela trabalha com foco no tripé conservação da biodiversidade,  serviços ambientais e bem-estar humano em mais de 40 países, com uma variedade de ferramentas científicas e econômicas, associadas a estratégias de política e comunicação ambiental, que contribuem para a promoção de um modelo de desenvolvimento chamado de Economia Verde, ou seja, aquele que tem por base o capital natural. No Brasil, o primeiro projeto iniciou-se em 1988.

HUMAN RIGHTS HUMAN RIGHTS

A Human Rights Watch surgiu em 1978 sob o nome Helsinki Watch. O propósito era monitorar o cumprimento, por parte dos países do bloco soviético, das disposições de Direitos Humanos dos Acordos de Helsinki. Nos anos 80, a “Américas Watch” foi criada para controlar os abusos na guerra da América Central. A organização cresceu para cobrir outras regiões do mundo, até que os comitês “Watch” se uniram em 1988 para formar a já mundial “Human Rights Watch”.

É a maior organização de Direitos Humanos com sede nos Estados Unidos. Os pesquisadores da Human Rights Watch, conduzem investigações para coletar dados, sobre abusos em todas as regiões do mundo. Em seguida, publica dados em livros e relatórios todos os anos, gerando cobertura extensiva na mídia local e internacional. Tem sede em Nova York e é comum montar escritórios temporários em diferentes cidades, onde está conduzindo investigações intensivas.

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS MÉDICOS SEM FRONTEIRAS

A ONG “Médicos sem Fronteiras” (MSF) celebrou oficialmente em 2011 seu 40º aniversário. O seu trabalho teve o início três anos antes do dia 20 de dezembro de 1971, quando uma equipe de médicos franceses decidiu não se calar diante do genocídio de Biafra, em 1968. Os jovens médicos, que eram da Cruz Vermelha Internacional, decidiram agir por conta própria quando toda a ajuda humanitária global de emergência, estava a cargo dos organismos internacionais.

Em outubro de 1970, uma segunda equipe já deslocou-se para o futuro país Bangladesh, onde havia acontecido um grave maremoto. Após essas duas experiências e ao retornar para Paris, o pequeno grupo vestido de branco lançou a idéia de um voluntariado médico organizado. Esta sugestão foi então posta em prática com a criação formal da MSF, cujos princípios básicos são sua independência e a neutralidade. A organização recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1999.

CARE CARE

A “Care” nasceu sob a sigla Cooperative for Assistance and Relief Everywhere. Em português, esse nome também significa cuidado, carinho. É o que a instituição oferece ao redor do mundo desde o fim da II Guerra Mundial, quando ela assumiu a tarefa de aliviar a fome e a pobreza no continente europeu devastado. São inúmeros os relatos de sobreviventes sobre significado dos pacotes marcados com a inscrição ‘‘care’’. Para muitos, a diferença entre viver ou morrer.

Aqui, a Care Brasil é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) desde 2003, de acordo com a Lei 9790 de 1999 conhecida como Estatuto do 3.o Setor. Ela investe no desenvolvimento e fortalecimento local das comunidades onde atua, através dos programas de educação, capacitação e geração de trabalho com renda. É com apoio das pessoas, empresas e governos que busca gerar soluções sustentáveis de combate à pobreza.

 

CRUZ VERMELHA CRUZ VERMELHA

A Cruz Vermelha Brasileira foi fundada em 1908 e desde então tornou-se a instituição modelar, tanto em tempos de guerra, no socorro aos feridos em campos de batalha e/ou na liberação de prisioneiros de guerra, na forma prevista pelas Convenções de Genebra; quanto em tempos de paz, levando ajuda a vítimas de catástrofes e desastres naturais, como por exemplo nas secas, enchentes ou terremotos. O primeiro presidente foi Oswaldo Cruz, patrono da Saúde no Brasil.

Ela atua aqui com base nos princípios fundamentais da Cruz Vermelha Internacional. Também seguindo o padrão global, busca contribuir para a melhoria da saúde, a prevenção de doenças e o alívio do sofrimento, por meio de programas de treinamentos e de serviços que beneficiem a sociedade, adaptados às peculiaridades nacionais e regionais. Tem por finalidade atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, nacionalidade, níveis sociais, religião ou política.

OXFAM OXFAM

A agência humanitária britânica Oxfam, lançou sua campanha "Make Trade Fair", com objetivo de ressaltar a importância da implementação do Livre Comércio. Artistas apareceram cobertos com alimentos, mostrando o quanto é diariamente desperdiçado por países ricos devido à suas regras comerciais. A Oxfam elogiou a qualidade da lista dos artistas que aderiram à campanha internacional e espera mudar o atual quadro injusto do comércio mundial, nos próximos anos.

Utiliza as imagens no mundo, pressionando políticos para o que é uma crise sem precedentes na agricultura global. Segundo a entidade Oxfam, a agricultura já movimenta mais de US$ 600 bilhões, por ano, mas à África, por exemplo, chega hoje apenas 4% deste valor. Isso encoraja a produção exagerada, jogando milhares de alimentos no lixo: é "uma competição desleal". Os agricultores dos países ricos desperdiçam muito e deixam 900 milhões de pessoas com fome.

PRIVACY PRIVACY

A ONG Privacy International foi criada em 1990, como uma organização ativista e de pesquisas em direitos humanos e é veterana em estudos no setor de Internet. Pesquisou 23 companhias de tecnologia, sites ou mecanismos de buscas e nenhum ficou no topo do ranking. Ela afirmou que sabia que a decisão de colocar o Google no último lugar seria "polêmica". Mas, encontrou inúmeras deficiências e hostilidades em relação à privacidade, que vão muito além das outras.

A empresa Google, dona do maior site de buscas da internet, foi considerada a companhia com a pior política de privacidade, entre as mais populares da internet, segundo recente relatório da ONG Privacy International. Foi aí a única qualificada como "hostil" à privacidade, na análise das companhias e sites da internet pela forma como lidam com os dados pessoais. Além do Google viu a Amazon, AOL, Apple, eBay, Microsoft, Orkut, Myspace, Skype, Yahoo e Wikipedia.

Brasil sediará Clinton Global Initiative (sustentabilidade) Brasil sediará Clinton Global Initiative (sustentabilidade)
UTPMP UTPMP

A ONG “Um Teto para o Meu País” (UTPMP) voltada para à diminuição da pobreza na América Latina, anunciou na Fiesp que irá estabelecer uma sede no Brasil, com investimento de R$ 200 mil. Com o valor, visa construir  no início 85 moradias com auxílio de 400 voluntários. Liderada por jovens, atua na construção das vivendas de emergência e posteriores planos de habilitação social, denunciando assentamentos marginais, em que vivem hoje milhões de famílias latinas.

A partir daí, entra em ação construindo novas moradias, tornando o continente mais solidário e amenizando a injustiça da pobreza. Dados mostram que atualmente 39,8% da população latina está em situação de pobreza, o que representa 209 milhões de pessoas, e 15,4% (81 milhões) tem a pobreza extrema ou indigência. Além do Brasil, a UTPMP já está em 8 países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, México, Uruguai, Peru e Costa Rica.

A Fundação World Wide Web e o Instituto de Desenvolvimento Internacional, em parceria com a ONU, fizeram no início de 2013, uma pesquisa global para saber as prioridades das pessoas, entidades da sociedade civil, setor privado, governos e comunidade científica na construção de um mundo melhor pós 2015.

ETHOS ETHOS

O Instituto Ethos foi listado oficialmente na relação de ONGs mais competentes do mundo todo para atuação em parceria com a iniciativa privada. Tal relação, foi elaborada pelo Pacto Global da ONU (The United Nations Global Compact) e divulgada em Genebra. Foram apresentados 2 rankings, um destacando as ONGs de atuação global e outro aquelas entidades com a atuação local (restrita aos seus próprios países). O brasileiro Instituto Ethos consta lá.

As listas foram publicadas no jornal britânico "Financial Times", que trouxe suplemento especial tratando da maturidade de parcerias entre a responsabilidade social das empresas e o trabalho das ONGs. Brasil e Argentina tem maior número de ONGs, entre melhores de atuação local: 6 cada. Além do “Ethos”, as brasileiras: Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Cenpec, Instituto Reciclagem do Adolescente, Associação Educacional Labor, Missão Criança.

VIVA CAZUZA VIVA CAZUZA
Playing For Change Playing For Change